O objetivo da consulta de Medicina Geral e familiar é providenciar tratamento em casos mais agudos, bem como seguir o doente em caso de doença mais complexa. O tratamento dos casos agudos é feito no âmbito do atendimento em ambulatório, no próprio dia, para doenças, tais como infeções respiratórias, ou outro tipo de infeções, dores agudas, tal como lombalgia, ansiedade ou outro tipo de problemas que possam ocorrer.
Quando existe a necessidade de realizar exames complementares de Diagnóstico e laboratoriais, os mesmos podem ser rapidamente realizados nas instalações da clínica, o que faz com que seja possível fazer um diagnóstico rápido e consequentemente administrar o tratamento adequado.
O médico de Medicina Geral e Familiar está em posição de informar e decidir quando é necessário recomendar um especialista, qual a especialidade indicada para cada caso clínico, podendo ter um papel preponderante na coordenação do tratamento e do seu seguimento em casos de situações de saúde mais específicas.